top of page
DICAS PARA O SEU AUTOMÓVEL
A IMPORTÂNCIA DA MANUTENÇÃO PREVENTIVA DO AR CONDICIONADO AUTOMOTIVO

Dias quentes e chuvas torrenciais "pedem" o uso do ar-condicionado do carro. Apesar de parecer simples resolver os inconvenientes do calor com um botão, se o sistema não for cuidado da maneira correta, o arzinho refrescante pode virar um "veneno" para a saúde. Isso porque a falta de revisões periódicas acarreta no acúmulo de bactérias e fungos e, para limpar tudo, o prejuízo pode passar de R$ 1 mil.
 O primeiro componente e o mais fácil de ser trocado é o filtro de ar ou filtro de pólen. Ele é o responsável por “segurar” a sujeira e proteger o sistema, no entanto, para isso, deve ser trocado, de preferência, a cada revisão. Não existe uma quilometragem exata para a substituição. Vai depender do estado do filtro, ou seja, do quanto ele foi exposto, de acordo com especialista.

Há dois tipos de filtros que podem ser utilizados no carro, mas isto vai de acordo com a opção da montadora. Um é branco, chamado filtro de partícula. O outro é de carvão ativado, o mesmo usado nas velas de filtro de água. A função é igual para ambos: limpar o ar que vai entrar no habitáculo, mas o de carvão tem maior capacidade de filtrar gases e odores.


Nem todos os carros têm filtro


No entanto, nem todos os carros têm filtro de ar — embora eles existam desde 1987, desenvolvidos na Europa para proteger os ocupantes alérgicos a pólen. De acordo com o responsável pelo aftermarket da Freudenberg Não-Tecidos no Brasil (fabricante de filtros), Luciano Ponzio da Silva, é preciso checar no manual do carro e/ou mesmo na central de atendimento ao cliente da montadora ou até mesmo com seu reparador de confiança. Até mesmo para se proteger de cobranças de serviços de algo que nem existe no veículo.

Quando a higienização não é suficiente


No caso de carros sem filtro ou com o sistema de ar-condicionado muito sujo, a higienização comum não será suficiente para manter a qualidade do ar. “Nesses casos, é preciso desmontar o painel do carro inteirinho para chegar ao evaporador, que parece um radiador de carro e é o responsável por deixar o ar gelado. Todas as peças têm de ser retiradas e limpas”, explica Silva, da fábrica de filtros. “Depois, tem que montar tudo de novo e conseguir ligar todos os componentes eletrônicos que ficam no painel. Por isso, a mão de obra é tão cara.”

FILTRO ANTI-POLEN
AR-CONDICIONADO INTERNO
NOSSO TELEFONE

(67) 3233-9963

(67) 99130-2170

(67) 98453-9963

NOSSO EMAIL
NOSSOS HORÁRIOS

Segunda a Sexta,

07h30 ás 11h00  - 13h ás 17h30

VOLTE SEMPRE!
NOSSOS SERVIÇOS

Climatização Automotiva

em Veículos Leves e Pesados.

ENCONTRE-NOS

Rua Dom Pedro I  -  Nossa Sra. de Fátima 

Corumbá - MS, CEP 79320-120

© 2022 Climatec Corumbá | Criado por Marcelo Mansilha

bottom of page